BPI não recomendou compra de obrigações do Novo Banco aos clientes
O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, garantiu hoje que o banco não recomendou aos clientes que comprassem obrigações do Novo Banco, acrescentando que a instituição não perdeu dinheiro com a decisão do Banco de Portugal porque não tinha esses títulos.
© DR
Economia Garantia
"O BPI não vendeu obrigações dessas aos seus clientes. Coisa diferente é que pode ter havido clientes que deram ordens de compra", afirmou Fernando Ulrich hoje, na apresentação aos jornalistas dos resultados do banco referentes a 2015.
Ulrich disse ainda que a entidade não perdeu dinheiro com a retransmissão de obrigações seniores do Novo Banco para o 'banco mau' BES, mas recusou avaliar a decisão.
"É um tema muito interessante do ponto de vista intelectual mas não vou dizer mais nada", afirmou.
O tema das obrigações seniores tem estado na ordem do dia depois de o Banco de Portugal ter decidido, a 29 de dezembro, passar para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas ou seniores por este emitidas destinadas a investidores institucionais e que, na resolução do banco da família Espírito Santo, a 03 de agosto de 2014, tinham ficado sob a responsabilidade do Novo Banco.
Com esta medida - que reverteu a que tinha sido inicialmente tomada - a instituição liderada por Carlos Costa imputa potencialmente perdas aos credores seniores, uma vez que é provável que o 'banco mau', BES, não tenha capacidade financeira para assegurar o pagamento de capital e juros. No final de 2014, o BES registou prejuízos de nove mil milhões de euros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com