"Extorsão é rendimento de Filipe Pinhal"

O economista e antigo ministro das Finanças, José Silva Lopes, defende, em entrevista à rádio TSF, que “extorsão” é o valor da pensão que o ex-presidente do Banco Comercial Português (BCP), Filipe Pinhal (na foto), aufere. Nesse sentido, Silva Lopes apoia os cortes substanciais nas pensões mais altas, apesar de não acreditar que o Tribunal Constitucional os aprove.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
16/03/2013 13:15 ‧ 16/03/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Silva Lopes

No programa Tudo é Economia, da TSF e Dinheiro Vivo, o antigo ministro das Finanças, Silva Lopes, considera que o valor da pensão do ex-presidente do BCP, Filipe Pinhal, é “extorsão”. Recorde-se que, recentemente, Filipe Pinhal apresentou o Movimento dos Reformados Indignados, denunciando que a pensão que recebe vai sofrer um corte de 90%, o que, na altura, classificou de “extorsão”.

“Ele [Filipe Pinhal] diz que é uma extorsão. Extorsão é o rendimento que lhe atribuíram. Quando se atribui um rendimento - mesmo que seja de 20 ou 25 mil euros - num País onde há gente com reformas de 400 euros, isso não é extorsão? Claro que é extorsão. Extorsão combate-se com extorsão. Sou ferozmente contra esse movimento” afirma Silva Lopes, referindo-se ao Movimento dos Reformados Indignados.

Neste sentido, Silva Lopes revela-se “a favor de grandes cortes nas pensões altas”. “Cortar mesmo muito. O esquema pode levar a cortes de 90%, mas eu não vejo mal nenhum nisso. E gostaria muito que o Tribunal Constitucional aprovasse estes cortes”, sublinha o antigo ministro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas