Reestruturação da dívida grega entra na agenda do Eurogrupo
O debate sobre a reestruturação da dívida grega esteve hoje "explicitamente" na agenda da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, disse o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.
© Reuters
Economia Dijsselbloem
"Se o Governo grego cumprir com os seus compromissos, faremos o que for preciso para que o serviço da dívida seja gerível. Hoje ficou explicito que a discussão está em cima da mesa", salientou Dijsselbloem, na conferência de imprensa no final dos trabalhos do Eurogrupo, em Bruxelas.
Por seu lado, o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, anunciou que os representantes dos credores da 'troika' - Fundo Monetário Internacional, União Europeia e Banco Central Europeu - aterram esta terça-feira em Atenas para avaliar as reformas levadas a cabo pelo Governo de Alexis Tsipras.
Já a 24 de fevereiro, o comissário europeu responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, disse que uma eventual reestruturação da dívida só estava a ser discutida no caso da Grécia e não para Portugal.
Durante uma conferência de imprensa em Bruxelas, Dombrovskis, questionado sobre se há algum espaço ao nível europeu para uma discussão sobre a reestruturação da dívida para Portugal - assunto que esteve em destaque no recente debate na Assembleia da República sobre o Orçamento do Estado para 2016 -, afirmou que, "atualmente", a única discussão em curso se refere à Grécia.
"Como sabem, atualmente há algumas discussões relativamente à possibilidade de tomar algumas medidas sobre a dívida no caso da Grécia, uma vez completada com sucesso a primeira revisão do programa (de ajustamento em curso), tal como sublinhado nas conclusões do Eurogrupo. Não estamos atualmente a discutir isto no caso de qualquer outro país", limitou-se a responder.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com