"Paraísos fiscais revelam o colapso moral da podridão ética"
Comissão de Inquérito ao Banif e Panama Papers estiveram em destaque esta noite na SIC Notícias.
© DR
Economia Bagão Félix
A Comissão de Inquérito ao Banif tem corrido nos últimos dias. Bagão Félix no seu habitual espaço de opinião na SIC Notícias falou sobre as declarações do governador do Bando de Portugal, Carlos Costa.
"Tenho dificuldade em perceber todas as peças do puzzle mas também estamos no início. É uma espécie de passa culpas. As próprias perguntas dos membros da comissão induzem essa ideia", referiu.
Para o comentador, "o que também tem sido notado é a relativa dificuldade em perceber o papel do Banco de Portugal, do supervisor. Por um lado, é uma espécie de intermediário mas por outro, no caso do Banif, essa resolução é da responsabilidade primeira do próprio Banco de Portugal. E isso ficou mais escuro de perceber-se".
"Neste processo todo, as diferentes autoridades quer para regular, decidir e administrar, não estão bem encaixadas. Isso cria uma espécie de buracos que estão a vir agora ao de cima. E quem sofre é sempre quem paga os impostos, os contribuintes", assegurou.
Já sobre o escândalo financeiro Panama Papers que tem dominado a imprensa, o professor explicou que se "nota que tudo isto resulta da voracidade fiscal dos próprios Estados, que impõem impostos tão altos que são aliciados a sair".
"Há uma razão principal" para tudo isto e acaba por demonstrar "uma ideia perigosíssima" que é a "de confundir aquilo que é legal com aquilo que é legítimo". "A lei é omissa", adiantou.
Para Bagão Félix, "estes paraísos fiscais revelam o colapso moral da podridão ética referenciada por um valor único e ditatorial, que é o dinheiro". "Há muito mais a fazer nesta matéria", terminou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com