Casas T2 e T3 continuam a ser as mais procuradas pelos portugueses
Mais de um terço dos visitantes da Imovirtual procura casas T2. Tendência de queda nos preços de venda e de aumento nos arrendamentos foi confirmada pelos números finais de 2015.
© Brain of Things
Economia Imovirtual
O Imovirtual, site de imobiliário mais visitado em Portugal, revelou os números finais de 2015 e as tendências parecem espelhar as indicações dadas anteriormente.
Em comunicado enviado para a redação do Economia ao Minuto, a Imovirtual revela um crescimento de 5,26% no preço médio de arrendamento de apartamentos, para um valor de 741 euros no final do ano passado. Nas moradias o crescimento chegou aos 15%, para uma média de 1.464 euros/mês.
Os arrendamentos mais caros são reflexo de um mercado cada vez mais virado para o aluguer de casas, apesar dos custos de financiamento historicamente baratos no crédito à habitação. Em sentido contrário, os preços de venda baixaram mais de 8% nos apartamentos e cerca de 6,5% nas moradias, com médias respetivas de 148.700 euros e de 280.218 euros.
Olhando para os números com mais atenção, percebe-se que os portugueses continuam a procurar casas mais pequenas, mas já com capacidade de acolher famílias: 34% dos visitantes do Imovirtual estão interessados em T2 e 26% procuram um T3. A seguir surgem os T1 e T0, casas mais procuradas na zona de Lisboa devido aos elevados preços de habitações maiores.
Apesar de ainda não representarem um números significativo de vendas e arrendamentos, as casas T5 a T10 registaram o maior aumento de procura (+68%) no ano passado.
O interesse dos portugueses no imobiliário em geral também aumentou, com a Imovirtual a ultrapassar os 30 milhões de visitas em 2015, com mais de um milhão de anúncios de imóveis disponíveis. Lisboa é o distrito com mais casas disponíveis, seguido do Porto, Setúbal, Faro e Aveiro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com