Bruxelas afasta repetição do "drama grego" na reunião do Eurogrupo
O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, assegurou hoje que, na reunião do Eurogrupo, a decorrer na segunda-feira, não se vai repetir o "drama grego", já que o país avançou com as reformas exigidas pela Comissão Europeia.
© Reuters
Economia Pierre Moscovici
"Não haverá a repetição do drama grego, porque já foi feito muito trabalho", realçou Moscovici, numa entrevista ao canal de televisão francês BFM TV.
O Eurogrupo, composto por 19 ministros das Finanças dos países da zona euro, vai reunir-se na segunda-feira, em Bruxelas, com o objetivo de analisar os desenvolvimentos das reformas gregas.
O comissário europeu está convicto de que, no encontro, se vai verificar que o governo grego "já percorreu praticamente todo o caminho para as reformas", pelo que espera uma "boa reunião", insistindo que as reformas exigidas a Atenas são necessárias para que a Grécia volte a crescer, em termos económicos.
Quanto à polémica questão da dívida, em que existem divergências entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) - que pede uma redução, acompanhando a reivindicação das autoridades helénicas - e os parceiros europeus, Moscovici foi menos contundente.
"Amanhã não vamos falar essencialmente da dívida", lançou, admitindo que é um tema incontornável e que deve fazer parte das conversações entre os governantes, mas que não vai "ficar fechado" na reunião de segunda-feira.
O comissário europeu vincou que Bruxelas considera "necessário" um reajuste do perfil da dívida grega, e que a posição "unânime" dos países europeus é que isso não pode significar um simples perdão de uma parte dessa dívida.
De resto, também o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, abordou as temáticas relacionadas com a Grécia numa entrevista que foi hoje publicada nos jornais do Funke Mediengruppe, na Alemanha, e que já teve excertos libertados na madrugada de sábado.
Segundo o responsável, a Grécia "basicamente cumpriu" todos os objetivos de reforma exigidos pelos credores e, assim sendo, os parceiros da zona euro vão começar a discutir uma possível reestruturação da dívida.
"Estamos no momento da primeira revisão do plano [de resgate à Grécia] e os objetivos foram basicamente cumpridos", disse Juncker.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com