Economia italiana contrai pelo quarto trimestre consecutivo
O Produto Interno Bruto (PIB) italiano recuou 0,7% no segundo trimestre deste ano, face aos três meses anteriores, devido ao agravamento da crise de dívida na zona euro, mostra um relatório preliminar divulgado esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas italiano (ISTAT).
© REUTERS
Economia Recessão
A terceira
maior economia da zona euro contraiu, assim, pelo quarto trimestre consecutivo.Ainda assim, a contracção em cadeia (entre trimestres) do PIB italiano de Abril a Junho foi menor que o esperado pelos economistas sondados pela Bloomberg. Os peritos apontavam para uma queda de 0,8%.
O ISTAT explica, em comunicado, que a queda do PIB de Itália resultou de uma diminuição nos três grandes pilares da actividade económica: agricultura, indústria e serviços.
Para 2012, o instituto prevê uma contracção de 1,9% da economia italiana, enquanto o Banco de Itália antecipa uma queda de 2%, cenários mais negativos que a diminuição de 1,2% esperada pelo Governo de Mario Monti.
A agravar a recessão em Itália, a quarta desde 2001, estão as duras medidas de austeridade no valor de 20 mil milhões de euros aprovadas pelo Executivo de Roma para
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com