Empresas já não precisam de apresentar contas a cada três meses

Alteração à lei vai permitir maior margem de manobra na revelação de resultados financeiros. Com um simples aviso aos mercados, as companhias podem passar a apresentar contas com menos frequência.

Notícia

© Global Imagens

Bruno Mourão com Elsa Pereira
06/06/2016 08:42 ‧ 06/06/2016 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia

Mercado

A chuva de notificações no site oficial da Comissão dos Mercados de Valores Mobiliários a cada três meses corre o risco de desaparecer por completo a partir de hoje. 

Graças a uma alteração à lei de apresentação de contas, o sistema nacional passa a seguir a regra europeia e dispensa as empresas de apresentarem resultados financeiros trimestrais, com uma única exceção: a banca. 

Todas as companhias não-financeiras deixam de ser obrigadas a prestar contas de três em três meses, tendo para isso de notificar a CMVM. Caso decidam continuar a apresentar dados relativos a todos os trimestres, as empresas podem continuar a fazê-lo, sendo obrigadas a seguir a lei anterior durante um mínimo de dois anos. 

Nas contas semestrais e anuais mantém-se a obrigatoriedade, mas o prazo para divulgação de resultados foi alargado. Cada empresa passa a ter no máximo três meses para divulgar as contas referentes ao semestre ou ao ano anterior.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas