Brexit deverá provocar diminuição do PIB na União Europeia
A saída do Reino Unido do bloco europeu deverá provocar uma diminuição do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia entre 0,2 e 0,5 pontos percentuais até 2017, afirmou hoje o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.
© Getty Images
Economia Pierre Moscovici
Pierre Moscovici pediu também o início das negociações para a saída do pais para reduzir a incerteza.
O comissário falava aos jornalistas depois da reunião do Eurogrupo, onde, entre outros assuntos, foi debatido o estado da economia e estabilidade financeira da zona euro, assim como o impacto do voto britânico na mesma.
Segundo Pierre Moscovici, os peritos da Comissão Europeia fizeram uma primeira análise sobre o impacto a médio prazo do Brexit.
Em concreto, calcularam que o aumento da incerteza reduzirá o crescimento entre 1 e 1,5 pontos percentuais no Reino Unido até 2017 e entre 0,2 e 0,5 pontos percentuais no resto da União Europeia e na eurozona, afirmou.
Os dados, segundo o comissário francês, são semelhantes aos previstos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que baixou de 1,6% para 1,4% as suas previsões de crescimento económico para 2017 para a zona euro e de 1,7% para 1,6% em 2018.
Pierre Moscovici assegurou que aquelas são as primeiras estimativas e não cálculos definitivos e sublinhou que aquelas perdas se podem limitar se for reduzida a "incerteza" e criadas "soluções adequadas".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com