Portugueses estão menos pessimistas sobre a situação profissional
Desde que os dados são recolhidos, nunca tinha sido registado um valor tão baixo de pessoas a acreditar que estavam em pior situação no trabalho. No entanto, esta diminuição do pessimismo não é acompanhada por uma crença que a situação melhorou.
© Pixabay
Economia Cetelem
Os portugueses estão mais resignados com a situação profissional do que estavam no ano passado. Esta é principal conclusão de um estudo do Observador Cetelem, que mostra uma redução, pelo quarto ano consecutivo, do número de portugueses que sentem não estar pior no trabalho.
São apenas cerca de 12% os inquiridos que reclamam ter piorado a situação, mas em contrapartida, houve um aumento significativo da quantidade de pessoas que acredita estar na mesma situação: dos 51% do ano passado, passaram a existir 76% de portugueses a acreditar numa situação igual ou muito semelhante.
Cerca de 8% das pessoas garante que a situação profissional mudou, mas mantendo as mesmas condições e apenas 3% garantem ter mudado para melhor desde o ano passado.
"Há menos portugueses a sentir que estão pior profissionalmente, uma perceção que é acompanhada por um número cada vez maior de pessoas a referir que, no seu caso, a situação profissional não se alterou. Estas tendências têm vindo a confirmar-se de ano para ano, o que parece indicar uma estabilização progressiva do mercado de trabalho", conclui Diogo Lopes Pereira, diretor de Marketing do Cetelem.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com