Europa prepara maior multa de sempre para a Apple
Rede com centro na República da Irlanda terá permitido à empresa de Tim Cook escapar ao pagamento de muitos milhões de euros em impostos.
© Getty Images
Economia Evasão fiscal
A Apple tinha esperança de fugir à mão pesada da Comissão Europeia, mas nem uma intervenção desesperada do governo norte-americano parece ter alterado a vontade de Bruxelas de punir a alegada fuga ao fisco da empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo.
De acordo com informações avançadas esta manhã pelo Financial Times, a comissária europeia da concorrência distribuiu na Comissão Europeia um processo de avaliação das atividades da Apple na República da Irlanda, que indica uma decisão negativa para a marca da maçã e deixa em aberto a possibilidade de aplicar uma multa recorde.
Um investigação de três anos à complexa rede de fuga fiscal da Apple centrada na Irlanda culminará hoje à tarde numa decisão a anunciar pela comissária Margrethe Vestager e apesar de não serem ainda conhecidos os detalhes, o Financial Times fala numa punição de milhares de milhões de euros, a mais alta de sempre para um processo deste género na Europa.
O Irish Times e a Reuters insistem que a punição deverá também incluir a devolução de mais de mil milhões de euros em impostos ao Estado irlandês.
Quando questionado sobre o assunto, Tim Cook garantiu novamente que a Apple não tinha qualquer tipo de benefício fiscal pela transferência de lucros para a República da Irlanda, uma vez que o dinheiro era taxado pelos Estados Unidos. "A controvérsia aqui é que as pessoas não querem que a Apple pague mais impostos, estão simplesmente a discutir a quem devem ser pagos os impostos. Por isso, existe uma disputa entre os países devido à forma como nós contabilizamos os lucros em cada território", acusou o CEO da Apple.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com