Produção de automóveis em Portugal deverá aumentar 40% em quatro anos
A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) estima um crescimento de 40% na produção de automóveis em Portugal entre 2015 e 2019, graças aos novos modelos anunciados pelos principais fabricantes.
© DR
Economia AFIA
Em comunicado, a associação antecipa "um crescimento substancial da produção de automóveis, de cerca de 150 mil unidades em 2015 para seguramente mais de 210 mil em 2019", graças aos novos modelos que serão desenvolvidos pela Volkswagen e Peugeot/Citroën.
Apesar de as vendas de componentes para as viaturas produzidas em Portugal representarem apenas 16% da nossa atividade de fabrico de componentes, o aumento da produção de automóveis em Portugal representa sem dúvida um importante potencial para crescimento", destaca a AFIA na mesma nota.
Para a associação que representa os fornecedores de componentes para a indústria automóvel, esta indústria beneficia ainda de oportunidades derivadas das tendências de evolução tecnológica do automóvel como a limitação de emissões, a condução autónoma e o aumento da conectividade.
Os componentes fabricados em Portugal são em 90% destinados à Europa, beneficiando por isso do aumento de produção de veículos na Europa previsto para os próximos três anos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com