'Centro 2020' analisa candidaturas municipais no valor de 250 milhões
A autoridade de gestão do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) está a analisar 111 candidaturas de iniciativa municipal, que representam um investimento de 250 milhões de euros, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRC).
© iStock
Economia CCDRC
Em comunicado, a CCDRC informa que essas candidaturas correspondem a 183,2 milhões de euros de apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), num investimento global que ascende a 249,7 milhões de euros.
Entretanto, já foram efetuados os primeiros pagamentos do Centro 2020 a municípios da região, "contabilizando um total, até ao momento, de cerca de um milhão de euros", segundo o organismo presidido por Ana Abrunhosa.
Por outro lado, "estão submetidos e em análise pedidos de pagamento que perfazem um valor superior a um milhão de euros" e que "cresce a cada dia", acrescenta.
"Mais importante do que os valores em causa é o facto de todo o sistema de informação e de gestão do Portugal 2020 estar já preparado para todo o ciclo de vida dos projetos, onde a componente pagamentos assume uma importância primordial", refere Ana Abrunhosa.
Citada na nota, a presidente da CCDRC afirma ser "hoje possível dizer que o Centro 2020 e o Portugal 2020 já estão efetivamente no terreno".
O apoio comunitário a projetos da região no âmbito do Portugal 2020 "iniciou-se primeiro aos projetos empresariais", que já receberam 49,2 milhões de euros do FEDER, para um apoio aprovado de 242,2 milhões de euros (valores dos programas Centro 2020 e Compete 2020).
"Este apoio chega agora em força aos projetos de iniciativa municipal", sublinha Ana Abrunhosa.
A autoridade de gestão do Centro 2020 espera que, "após um período de aprovação de projetos aos municípios", em domínios como a educação, a saúde, a cultura, a regeneração urbana e as lojas do cidadão, que perfazem neste momento 25,9 milhões de euros de comparticipação do FEDER, num investimento total de 38,5 milhões de euros, as autarquias "incrementem o ritmo de execução dos investimentos e aproveitem os fundos comunitários disponíveis".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com