'Tem Tudo a Ler': É hora de melhorar a literacia financeira portuguesa
Programa de apoio à leitura foi lançado pelo Cetelem como incentivo à criação de hábitos mais saudáveis na sociedade nacional. Literacia financeira é uma das grandes preocupações, mas a relação com os livros em geral também precisa de crescer.
© PixaBay
Economia Cetelem
É uma das crónicas dificuldades dos portugueses, que cria grandes embaraços na hora de gerir as próprias contas e provoca infindáveis situações de dúvida na hora de escolher produtos financeiros.
A falta de conhecimentos económicos é uma autêntica epidemia na sociedade nacional, como mostram os números do Observador Cetelem: Apenas um terço dos portugueses acredita ter um 'bom' nível de conhecimento financeiro, só 2% dizem ter 'muito bom' conhecimento, enquanto 52% dizem ter conhecimento mediano. 11% dos portugueses acredita ter conhecimento 'mau ou muito mau' da realidade financeira e mais de um quarto das pessoas ouvidas pelo Cetelem admitem necessitar de formação específica na área.
Este ano, a percentagem de portugueses que gere o orçamento familiar caiu para 65% e mais de metade das pessoas admite olhar apenas para o extrato bancário como método de controlar os ganhos e gastos mensais. Nos que toca os conceitos, há alguns que são também quase desconhecidos para os portugueses: TAEG, Euribor, taxas de câmbio, TAN, muitos são os termos que para muitas pessoas... são mandarim.
Para tentar contrariar a tendência cada vez mais preocupante de iliteracia financeira e de afastamento dos livros em geral – cerca de 10% dos alunos do secundário admitem nunca ter lido um livro até ao fim - o Cetelem decidiu lançar novamente o programa 'Tem Tudo a Ler', "com o objetivo de promover hábitos de leitura junto dos portugueses, através do desenvolvimento de iniciativas dirigidas a vários públicos".
"Assumimos no ano passado o compromisso de trabalhar para a promoção da leitura e continuamos este ano a nossa missão, com novas iniciativas, nomeadamente junto das crianças e envolvendo diretamente os nossos colaboradores", revela o diretor de marketing do Cetelem em comunicado oficial enviado à redação do Economia ao Minuto.
"Apesar do projeto 'Tem Tudo a Ler' ser ainda recente, o feedback das entidades com quem estamos a trabalhar tem sido muito positivo e os resultados visíveis. Isto deixa-nos muito satisfeitos e motiva-nos a continuar neste caminho que acreditamos vir a contribuir para combater a iliteracia, de uma forma geral, e consequentemente a iliteracia financeira", garante Diogo Lopes Pereira.
'Histórias frescas, todos os dias', a participação dos colaboradores Cetelem enquanto 'Voluntários da Leitura' e a 'Festinha da Leitura' são apenas algumas das iniciativas a que os portugueses terão direito por todo o país.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com