Formação dada aos técnicos da PT fez produtividade subir 43%
O presidente da Portugal Telecom (PT) disse esta quarta-feira que a formação dada aos técnicos da operadora é um investimento que originou ganhos de 43%, tendo colocado a empresa num patamar de excelência na área da prestação de serviços.
© DR
Economia Zeinal Bava
O presidente executivo da PT, Zeinal Bava, presidiu hoje em Torres Novas à apresentação pública do Centro de Certificação Técnica da PT, tendo entregue as certificações que perfazem 4000 técnicos credenciados e formados naquele centro operacional.
No Centro de Certificação Técnica, a funcionar desde 2011, são ministrados 52 cursos para desenvolver 24 especialidades técnicas, desde a transmissão, rede de clientes, comutação, sistemas de energia e de satélite, entre outros, sendo a certificação também válida internacionalmente para que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados noutros mercados.
Ali tudo é simulado e testado, estando representadas todas as realidades que os técnicos irão enfrentar na sua actividade diária, quer seja numa instalação em casa de um cliente, numa empresa, numa central, na rua, nas condutas ou nos postes.
Em declarações aos jornalistas, Zeinal Bava disse que este é "um dos mais ambiciosos projectos de formação e certificação técnica a nível europeu e uma referência a nível mundial, uma forma de não só potenciar o conhecimento dos nossos colaboradores, mas garantir efectivamente a qualidade de serviço e a excelência técnica".
Através destes cursos, observou, a PT conseguiu melhorar a qualidade dos serviços, reduzir o seu tempo médio de reparação de avarias (em 50%) bem como a detecção de falhas comuns que se situa nos 0,9 minutos.
"Os técnicos da PT estão hoje capacitados para resolver uma multiplicidade de problemas e situações, um investimento estrutural que resulta na satisfação crescente dos clientes e numa taxa de sucesso de 96,3%, e em ganhos de produtividade de 43%", precisou o gestor.
Os profissionais que trabalham na área de operações da PT "têm obrigatoriamente de atestar anualmente os seus conhecimentos teóricos, práticos e de comunicação interpessoal", referiu ainda Zeinal Bava, prometendo que o processo de formação e revalidação de competências nunca vai parar.
"A tecnologia evolui muito depressa e exige um processo formativo contínuo para que os nossos técnicos estejam habilitados a trabalhar com o conhecimento e as técnicas mais modernas e para que estejam sempre à altura dos nossos clientes".
Desde 2011, já foram atribuídas dez mil certificações quer em Portugal quer a nível internacional, tendo o gestor referido que 30% dos técnicos da PT têm menos de 30 anos, o que é “um garante de continuidade e de futuro".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com