Brexit: Análise estima custo para o Reino Unido em 20 milhões de euros
O custo que o Reino Unido terá de enfrentar por abandonar a União Europeia (UE) será de cerca de 20.000 milhões de euros, segundo uma análise do diário britânico Financial Times (FT).
© Getty Images
Economia Financial Times
Com o objetivo de consumar o divórcio entre Londres e Bruxelas, após a vitória dessa opção no referendo de 23 de junho, a UE deverá distribuir o montante de 300.000 milhões de euros em responsabilidades partilhadas entre todos os Estados-membros, de acordo as contas comunitárias.
O valor inclui um legado de obrigações financeiras conjuntas entre os países da UE de há várias décadas e inclui despesas com pensões, contratos plurianuais ou compromissos para financiar projetos de infraestruturas que, segundo o jornal, Bruxelas vai insistir que Londres deve cumprir.
Segundo a análise, o orçamento europeu é agora apresentado como um dos principais obstáculos para a concretização do 'Brexit'.
A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, indicou que tem previsto ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, requisito necessário para começar o processo formal de dois anos de negociações com Bruxelas, antes do fim de março de 2017.
Assim, os 20.000 milhões de euros estimados para o custo total do 'Brexit' para este país cobrem a parte britânica das obrigações do Reino Unido para com a UE, assim como as dotações orçamentais não pagas pelo valor total de 241.000 milhões de euros.
O valor inclui também a parte correspondente ao Reino Unido do total de 63.800 milhões de euros em gastos de pensões e responsabilidades contratuais futuras e outros compromissos de gastos dos Estados-membros, pelo valor de cerca de 32.000 milhões de euros.
O diário antecipa que os deputados eurocéticos são suscetíveis de reagir mal ao facto de os contribuintes britânicos terem de pagar biliões de libras à Europa como preço do 'Brexit'.
A análise do FT é a primeira tentativa de quantificar na totalidade o custo derivado das responsabilidades do Reino Unido no orçamento comunitário.
Os 20.000 milhões de euros cobrem apenas o gasto que foi aprovado em projetos comunitários.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com