BCE alerta para instabilidade da zona euro devido à incerteza nos EUA
O Banco Central Europeu disse hoje que os riscos de estabilidade da zona euro se intensificaram devido à incerteza sobre a política económica dos Estados Unidos depois das eleições e que há possíveis correções globais dos preços dos ativos.
© Reuters
Economia Vítor Constâncio
O vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, disse hoje, quando apresentava o último relatório de estabilidade financeira do BCE, que, contudo, o sistema financeiro da zona euro se mostrou resistente às turbulências financeiras que ocorreram nos últimos meses.
O BCE sublinha que é possível que se produzam mudanças nos preços de alguns ativos, "impulsionados pelos acontecimentos políticos em economias desenvolvidas".
Desde a eleição de Donal Trump para a presidência dos Estados Unidos os valores das ações subiram e os das dívidas soberanas desceram, ainda que neste último caso se tenha produzido um aumento da rentabilidade.
"As implicações para a estabilidade financeira da zona euro pelas mudanças das políticas económicas nos Estados Unidos são muito incertas neste momento", disse o BCE no último relatório de estabilidade financeira.
Depois da eleição de Trump ocorreu uma deslocalização de obrigações para ações, tendo os preços das ações subido, enquanto o valor das obrigações em todo o mundo caiu cerca de um bilião de euros, segundo dados divulgados por Vítor Constâncio na semana passada num conferência da banca em Frankfurt.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com