Relações entre Portugal e Turquia não reflectem potencial existente
O Presidente turco reconheceu, terça-feira, que as relações económicas com Portugal não reflectem o potencial existente, apresentando a Turquia como "um grande mercado", com "riscos mínimos" que já recuperou de uma crise semelhante à que a Europa atravessa.
© DR
Economia Presidente Turquia
"No plano económico as nossas relações não reflectem o potencial que existe", afirmou o chefe de Estado turco, Abdullah Gul, no encerramento do Fórum Empresaria Portugal-Turquia, que decorreu num hotel em Lisboa e contou igualmente com o Presidente da República português.
Num intervenção ouvida por dezenas de empresários portugueses e turcos, Abdullah Gul lembrou que apesar das trocas comerciais entre os dois países terem triplicado nos últimos anos, "isso ainda é pouco para o potencial existente".
"Ainda há espaço para muito mais cooperação na área económica", frisou, sustentando que os empresários portugueses e turcos precisam de se conhecer melhor.
Recordando que "a Turquia é um grande mercado e uma grande economia", com uma população superior a 75 milhões de pessoas, o Presidente turco fez alusão à crise económica e financeira "significativa" que o seu país atravessou há pouco mais de 10 anos.
"Retirámos algumas lições dessa crise: reestruturámos o sistema bancário, o sistema financeiro e estabelecemos um sistema económico competitivo. Dissemos a verdade às pessoas enquanto levávamos a cabo esse processo de reestruturação e tivemos a vontade e determinação políticas para fazer estas alterações", disse.
E, acrescentou, apesar de terem demorado alguns anos "penosos", os resultados chegaram.
"Mas as pessoas perceberam a necessidade do que tínhamos de fazer e depois desses anos surgiram mais oportunidades para os turcos", salientou, notando que nos últimos dez anos a Turquia cresceu cinco vezes mais do que a Europa.
Abdullah Gul sublinhou ainda o excelente ambiente de negócios que existe na Turquia, onde "os riscos são mínimos".
"Podem confiar no nosso país", assegurou, destacando ainda os outros grandes mercados que estão à volta da Turquia, nomeadamente o Médio Oriente.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com