"Dinheiro dos portugueses está a salvo por agora"

O antigo governador do Banco de Portugal, Silva Lopes, afirma, em declarações à Rádio Renascença, que os depósitos dos portugueses, acima dos 100 mil euros, estão a salvo, pelo menos por agora.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
08/05/2013 12:16 ‧ 08/05/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Silva Lopes

Silva Lopes diz que “não vai tirar o seu dinheiro de parte nenhuma, embora admita não saber como estará a situação de Portugal e dos bancos portugueses daqui a três ou quatro anos”. Em declarações à Rádio Renascença, o ex-governador do Banco de Portugal afirma, no entanto, que “o dinheiro dos portugueses está a salvo, mediante as indicações que temos por agora”. 

Para o antigo governador, “em teoria”, os resgates bancários semelhantes aos do Chipre, podem ser possíveis em Portugal, “embora não num tempo próximo”. A propósito dessa hipótese, denunciada pelo eurodeputado Nuno Melo, que pediu explicações à Comissão Europeia sobre a matéria, Silva Lopes assegura que “em Portugal não há, por agora, bancos em risco e onde isso seja uma ameaça”. 

À Rádio Renascença, o antigo governador do Banco de Portugal reconheceu também que a solução da Comissão Europeia, segundo a qual os depósitos dos bancos em dificuldades acima de 100 mil euros possam vir a ser reduzidos ou convertidos em acções, “é uma solução que pode vir a vingar”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas