Homens recebem mais do que as mulheres. Mas não nestes concelhos
No Dia da Mulher, dados da Marktest mostram onde é que as mulheres são mais bem pagas do que os homens.
© iStock
Economia Marktest
A desigualdade salarial continua a ser um tema fraturante na sociedade, inclusive em Portugal, e a discussão parece não ter fim à vista. Contudo, há sítios no país (ainda que muito poucos) onde, em média, as mulheres ganham mais do que os homens.
Ourique, Mértola, Castanheira de Pêra, Nordeste e Lajes do Pico são os únicos concelhos do país em que os valores de ordenado caem para o lado feminino da balança. Os dados em causa têm em conta trabalhadores por conta de outrem e são divulgados pelo INE, estando acessíveis na Marktest.
A diferença é bastante pequena, sendo que “em Ourique as mulheres ganham em média mais 10 euros do que os homens e em Lajes do Pico ganham mais 26 euros”, pode ler-se no comunicado enviado às redes sociais.
“Pelo contrário, em Alcochete a diferença entre o ganho dos homens supera os mil euros face ao ganho das mulheres. Entre os trabalhadores por conta de outrem neste concelho, eles ganham em média 2073 euros mensais e elas 906 euros. Este concelho é aliás o segundo onde os homens mais ganham, em média”, refere a Marktest.
Para além de Alcochete, a maior disparidade salarial encontra-se nos concelhos de Vila do Porto, Sines, Castro Verde e Vila Velha de Ródão.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com