Casas portuguesas mais caras no primeiro trimestre. Só Alentejo escapa
Os dados do idealista apontam para a mesma tendência indicada pelo Instituto Nacional de Estatística desde o início do ano.
© iStock
Economia Ideia
Uma das maiores plataformas de procura de casa de Portugal afirma que o preço médio por metro quadrado em Portugal amentou, sinal de que as casas ficaram mais caras durante o primeiro trimestre de 2017.
"O preço das casas em Portugal registou uma subida de 6,8% durante o primeiro trimestre de 2017, situando-se em 1.351 euros/m2", revela o idealista no índice de preços enviado em comunicado oficial para a redação do Economia ao Minuto.
Lisboa e Madeira foram as regiões mais afetadas pelos aumentos (10,1% e 7%, respetivamente), seguidas pelo Algarve. Em todo o país, apenas uma região conseguiu escapar à tendência negativa: "No Alentejo, os proprietários pedem menos 3,2% pelas suas casas em relação ao último trimestre de 2016".
"Lisboa com 1.959 euros/m2 continua a ser a região mais cara, seguida pelo Algarve onde custa 1.554 euros/m2 e Madeira (1.173 euros/m2). Do lado oposto da tabela, encontra-se o Centro (915 euros/m2), o Alentejo (996 euros/m2) e o Norte (1.051 euros/m2), como as regiões mais baratas."
"Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista analisaram-se 51.601 anúncios que estão ou já estiveram anunciados na base de dados do idealista, entre 26 de dezembro de 2016 e 27 de março de 2017. Para assegurar a precisão dos dados, foram eliminados da amostra, os imóveis com preços desajustados no mercado e os imóveis com a tipologia “moradias isoladas”, visto que a sua presença no estudo compromete o preço em algumas zonas. O índice imobiliário do idealista é elaborado com os preços de venda em relação aos metros quadrados construídos", explica o idealista.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com