Em comunicado, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) aponta o mercado francês, com 139 milhões de euros em vendas, como o principal destino das exportações do setor até março, tendo crescido 2,0% face 2016 e alcançado uma quota de 31% do total de exportações.
A posição de França no 'ranking' dos principais destinos comerciais do setor é "seguida de perto" pela Espanha, que cresceu 8,0% em termos homólogos e registou um volume de vendas de 131 milhões de euros, correspondentes a uma quota de mercado de 29%.
Seguiu-se o Reino Unido, com um volume de vendas de 27 milhões de euros, equivalente a um crescimento de 18% e uma quota de mercado de 6,0%.
A APIMA destaca ainda "melhorias no desempenho das exportações para os EUA", para onde as vendas aumentaram 9,0% no primeiro trimestre.
No que se refere às importações setoriais, diminuíram 12% em termos homólogos e fixaram-se em 236 milhões de euros, o que assegurou a continuação de um saldo superavitário de 215 milhões de euros da balança comercial do setor e uma taxa de cobertura das exportações pelas importações de 191%.