Brexit: BCE está disposto a apoiar bancos que reorganizem a sua atividade
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, assegurou hoje que a instituição está disposta a apoiar tecnicamente entidades bancárias que decidam transferir-se ou reorganizar a sua atividade na zona euro após o 'Brexit'.
© Reuters
Economia Vítor Constâncio
"O BCE está preparado para apoiar tecnicamente uma transição fluida dos bancos que decidam transferir-se ou reorganizar as suas atividades na zona euro no contexto do 'Brexit' (saída britânica da União Europeia)", afirmou Constâncio durante uma conferência realizada em Bruxelas.
O vice-presidente do BCE advertiu que "provavelmente" os riscos vão aumentar após a saída britânica "quando as atividades das instituições financeiras podem ser relocalizadas em toda a União Europeia" e defendeu que se deve aproveitar a saída do mercado único do maior centro financeiro da Europa, em alusão a Londres, para desenvolver a União Bancária e a União dos Mercados de Capitais.
Constâncio também propôs que se estabeleça um mecanismo de proteção permanente para o Fundo Único de Resolução e considerou que isso "aumentaria a credibilidade do sistema para enfrentar crises sistémicas".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com