BCE diz que se limitou a declarar Banco Popular inviável
O vice-presidente do Banco Central Europeu afirmou hoje que o Banco Popular tinha um problema de liquidez e que a sua competência legal se limitou a determinar que a entidade estava em graves dificuldades ou viria a estar.
© GlobalImagens
Economia Vítor Constâncio
Vitor Constâncio explicou que depois desta determinação do BCE foi o Conselho Único de Resolução que teve as competências legais para estabelecer qual era o procedimento de resolução adequado.
"Legalmente a nossa competência era só determinar que o banco (Popular) estava em graves dificuldades ou que era provável que viesse a estar, e temos que ser sérios neste aspeto", disse Constâncio em conferência de imprensa, após a reunião do BCE em Tallinn, questionado sobre o motivo que levou à escolha da oferta do Santander para comprar o banco espanhol.
A compra da totalidade do Banco Popular pelo Banco Santander, anunciada na quarta-feira, protege todos os depositantes, mas os atuais acionistas e os detentores de dívida vão perder o seu investimento após a operação, segundo a agência Efe.
Esta foi a primeira resolução (intervenção e liquidação) de uma entidade financeira na Europa em que se evitou a utilização de dinheiro público.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com