Governo grego sem acordo sobre fecho de televisão pública
O Governo grego encontra-se num impasse, após o fracasso das conversações entre o primeiro-ministro, Antonis Samaras, e os seus parceiros de coligação para chegarem a acordo sobre o futuro da televisão pública, ERT, encerrada pelo executivo na semana passada.
© DR
Economia Impasse
“Não houve acordo. Para nós, é uma questão de legalidade democrática… Discordamos de ações que ofendam a legalidade”, disse Fotis Kouvelis, líder do partido mais pequeno da coligação, Esquerda Democrática, após a reunião.
“A situação do nosso país está outra vez particularmente crítica e o que nos interessa é restaurar o funcionamento das instituições democráticas”, afirmou o líder socialista do Pasok, Evangelos Venizelos.
Venizelos questionou a coesão da coligação governamental tripartidária, mas acrescentou que o primeiro-ministro tomou algumas medidas conciliatórias.
Tanto Kouvelis como Venizelos instaram à imediata aplicação da decisão do Supremo Tribunal Administrativo que, na segunda-feira, decretou o encerramento da ERT, S.A. como entidade legal, mas frisou que as emissões de rádio e televisão públicas tinham de ser retomadas.
Esta foi a terceira reunião realizada esta semana por Samaras, o conservador chefe do executivo, com os seus dois parceiros de coligação, num esforço para ultrapassar o beco sem saída político em que se encontram após a decisão de encerrar a estação pública de rádio e televisão.
Após a reunião inconclusiva de hoje, o primeiro-ministro convocou uma reunião de emergência do seu Governo.
Ao mesmo tempo, Kouvelis e Venizelos convocaram reuniões de emergência dos respetivos partidos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com