Inflação e desemprego são duas variáveis "difíceis" de normalizar
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio, manifestou hoje a sua "preocupação" em relação à inflação e ao desemprego, duas variáveis macroeconómicas que considerou "difíceis" de normalizar até níveis aceitáveis.
© Reuters
Economia Vítor Constâncio
Num discurso realizado hoje numa conferência em Cernobbio, na Itália, Vitor Constâncio, citado pela agência financeira Bloomberg, disse também que os países periféricos completaram "notavelmente" a fase de ajustamento e a União Europeia (UE) está agora "mais resistente aos choques".
O economista referiu igualmente que não só a "recuperação cíclica" da zona euro está muito mais "alargada e consolidada", mas também assenta numa base estrutural "muito mais sólida".
Vitor Constâncio falou ainda dos riscos relacionados com a evolução política e económica dos Estados Unidos e dos países emergentes, bem como dos desafios geopolíticos.
O vice-presidente do BCE referiu também a necessidade de prosseguir com as reformas estruturais e institucionais iniciadas que vão permitir que haja uma convergência económica real dos países, apesar de reconhecer os avanços alcançados até agora nesta matéria.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com