Portugueses deixam compras de material escolar para os últimos dias
Apenas 17% prefere tratar das compras todas de material escolar com bastante antecedência.
© iStock
Economia Cetelem
Na hora de estudar, é natural que já muitos pais tenham dito aos filhos para não deixarem tudo para a última hora. Mas na hora de fazer as compras de material escolar, os pais parecem manter também a tendência de deixar para o fim.
Esta é, pelo menos, a conclusão do recente estudo do Observador Cetelem, precisamente sobre esta matéria, onde se refere que a maioria dos portugueses deixa as suas compras de regresso às aulas para os últimos dias antes do início da escola.
O estudo especifica que cerca de 41% dos portugueses faz as suas compras duas semanas antes e 17% apenas a uma semana do começo das aulas. Curiosamente, comparando com o ano anterior, verifica-se que os pais adiam cada vez mais a compra do material escolar.
58% dos portugueses deixam as compras escolares para as últimas semanas antes do início das aulas, enquanto 17% dos inquiridos só fazem as suas aquisições já depois do começo das aulas. Ainda assim, há outros 17% que procuram antecipar este período, pelo que efetuam as suas compras cerca de dois meses antes do início das aulas, e, consequentemente, mesmo antes das férias.
O mesmo estudo Cetelem conclui ainda que 59% das famílias compram o material escolar num único momento. Este é um resultado superior ao registo de 2016, altura em que entre os inquiridos este valor não ultrapassou os 54%. Naturalmente, e em sentido inverso, baixa a percentagem das famílias que pretendem efetuar as suas compras ao longo do ano, 44% em 2016, para 37% este ano.
Refira-se ainda que, quando é o próprio inquirido que estuda e adquire o material escolar, este prefere efetuar as suas compras já no decorrer do ano escolar, 49%, contra 16% que compram duas semanas antes e 19% na semana do início da aulas.
A maioria dos pais com filhos em idade escolar (53%) opta por comprar os manuais escolares ao mesmo tempo que o restante material. Um registo que ultrapassa os 44% do ano anterior. Se o inquirido estuda, a preferência passa pela compra em momentos diferentes, 58%, enquanto 30% prefere fazer tudo num único momento. Em média, 49% dos portugueses fazem as suas compras em conjunto, enquanto 46% efetuam-nas em vários momentos.
“Como o início do calendário escolar coincide cada vez mais com o final do período de férias, algumas famílias só conseguem fazer as suas compras nos últimos dias. Talvez por esta agenda mais apertada, verifica-se também uma tendência para as famílias portuguesas tentarem comprar todo o material escolar de uma só vez”, refere Pedro Camarinha, Diretor Distribuição do Cetelem, no comunicado enviado às redações.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com