Portugal tem quatro escolas de gestão entre as melhores. Há uma novidade
ISCTE Business School conseguiu uma entrada num dos rankings mais conceituados do mundo.
© iStock
Economia Financial Times
Portugal já contava com a presença de três universidades no ranking das melhores escolas de gestão escolhido pelo jornal Financial Times, mas o número aumentou com a entrada do ISCTE Business School.
Porto Business School, Católica Lisbon School of Business e Nova School of Business and Economics continuam a fazer parte desta lista e o ISCTE entra para o 80.º lugar.
Na opinião de José Paulo Esperança, reitor do ISCTE Business School, esta “classificação culmina um ano de sucesso ao nível dos rankings internacionais e vem reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola desde a sua fundação”.
Mais ainda, “a entrada no ranking das melhores escolas é extremamente valiosa porque vem dar ao ISCTE uma visibilidade ainda maior nos mercados internacionais”, algo que a escola já procurava e na qual continuará a apostar nos próximos anos.
Quanto às outras universidades portuguesas consagradas no ranking do Financial Times, sabe-se que a Nova SBE é a primeira portuguesa no ranking, apesar de uma descida de duas posições que a colocou no 25.º lugar.
Este posicionamento leva Daniel Traça, diretor da Nova SBE, a assegurar que este resultado reforça “a estratégia de inovação, internacionalização e impacto da escola”, nunca esquecendo que há "um caminho a percorrer".
Já a Católica, que também se encontrava em 23.º lugar em 2016, desceu três posições, fixando-se agora no 26.º lugar do ranking.
Em termos gerais, a London Business School, a HEC Paris e IE Business School de Madrid foram consideradas as melhores escolas de gestão e negócios.
Referia-se que o ranking do Financial Times é um dos mais conceituados e prende-se com critérios como o salário médio dos ex-alunos, percentagem de estudantes estrangeiros, notas de mestrados em gestão e ainda a quantidade de doutorados nas universidades em causa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com