China suspende produção de 553 modelos de automóveis
A China suspendeu a produção de mais de 500 modelos de automóveis que não cumprem com os regulamentos de consumo de combustível do país, na mais recente medida de Pequim para reduzir a emissão de gases poluentes.
© Getty Images
Economia Regulamento
A medida, que entrou em vigor no primeiro dia do ano, afeta ambos fabricantes domésticos e 'joint ventures' com firmas estrangeiras.
O país asiático produziu 28 milhões de veículos, em 2016. A China tem dezenas de pequenos fabricantes de automóveis - alguns produzem poucas centenas de carros por ano.
Cui Dongshu, secretário-geral da China Passenger Car Association, estimou à imprensa que a medida deverá afetar pelo menos um por cento do mercado automóvel chinês.
A China, o maior emissor mundial de gases poluentes, que durante anos deu prioridade ao crescimento económico em prejuízo do ambiente, tem assumido a liderança do combate ao aquecimento global, após o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado a saída do Acordo de Paris para o clima.
A poluição é responsável por milhões de mortes prematuras no país asiático e, nos últimos anos, tornou-se uma das principais fontes de descontentamento popular, a par da corrupção e das crescentes desigualdades sociais.
Entre janeiro e novembro de 2017, a China investigou mais de 35.600 violações das leis e regulações de proteção ambiental, um aumento superior a 100%, em termos homólogos.
A China é o maior mercado automóvel do mundo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com