Proença-a-Nova dá incentivos à criação de emprego e fixação de população
O município de Proença-a-Nova aprovou um regulamento de incentivo à criação de emprego que vai permitir que as empresas instaladas ou que se venham a instalar no concelho usufruam de um conjunto de benefícios.
© Facebook/ Município Proença A Nova
Economia Regulamento
"Com este regulamento, pretendemos alcançar vários objetivos, como sejam combater o desemprego, relançar a economia e fixar a população, atraindo também novas pessoas para o território", refere em comunicado enviado hoje à agência Lusa o presidente da câmara local, João Lobo.
O Proença Finicia - Crédito Local, estágios profissionais, criação líquida de emprego e Inova Startup Proença são os eixos que sustentam os apoios às empresas que tenham sede e atividade no concelho.
"Para além dos incentivos que são dados a nível nacional e que, na minha perspetiva, têm de ser reforçados para serem realmente atrativos, considero que o município também deve implementar medidas concretas de apoio ao investimento e à criação de emprego para contribuir para a dinamização económica e o desenvolvimento local, base para a sustentabilidade da nossa região", sublinha.
No Proença Finicia, está disponível um crédito local destinado a empresas já em atividade, no valor máximo de 35 mil euros, em que o município assume 20% do valor concedido.
Já na criação líquida de postos de trabalho, o valor do reembolso à autarquia pode ser isento em 40%, 70% ou integralmente.
O município propõe ainda a atribuição de apoios de 1.000 ou 500 euros, com majoração de 20% do valor do apoio financeiro caso se cumpram determinadas situações previstas em regulamento, para as empresas que contratem novos trabalhadores sem termo ou com duração superior a 12 meses.
Quanto aos estágios profissionais, para os níveis de habilitação mais elevados, é proposto um apoio financeiro correspondente a 23,75% da bolsa de estágio, com o valor máximo de 1.500 euros pelo período de nove meses.
No caso de a empresa celebrar um contrato de trabalho após o estágio, de duração mínima de 12 meses, o empregador irá beneficiar de um apoio financeiro correspondente a 23,75% do vencimento base do trabalhador com o montante de 1.500 euros.
Para os que pretendem investir na criação do próprio emprego, a Inova Startup Proença apoia com assessoria ao projeto e atribui um prémio de concretização do projeto empresarial e à constituição da empresa ou do próprio posto de trabalho, cujo valor monetário ascende a 1.000 euros por ano, com a duração máxima de dois anos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com