Preços na produção industrial com o menor crescimento em 12 meses
Os preços na produção industrial tiveram um aumento homólogo de 1,3% em janeiro, contra 2,2% em dezembro, sendo, pelo menos, o menor crescimento dos últimos 12 meses, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.
© iStock
Economia Janeiro
O passado mês de janeiro foi o primeiro, desde janeiro de 2017, em que o índice de preços na produção industrial (IPPI) do INE caiu abaixo dos 2%, uma vez que o aumento de 2,1% em julho do ano passado tinha sido o mais baixo de todo o ano.
Excluindo o agrupamento de energia, o aumento do índice em janeiro passado foi maior, de 1,9%, e acima da variação de 1,7% no mês precedente.
"O agrupamento de Energia, ao passar de uma taxa de variação homóloga de 4,3% em dezembro para menos 0,8% em janeiro, foi determinante para o abrandamento" no índice agregado, explica o INE.
A secção das indústrias transformadoras aumentou 1,7% face ao mesmo mês do ano anterior, mas menos do que os 2% registados em dezembro.
A variação mensal do índice foi de 1,1% em janeiro, também inferior ao aumento de 2% no mesmo mês do ano anterior, tendo o agrupamento de registado uma taxa de variação de 3,8%, contra 9,2% em janeiro de 2017.
Na secção das indústrias transformadoras, a variação mensal do índice refletiu um aumento de 0,7%, abaixo do aumento de 1% no período homólogo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com