Mais de oito mil idosos vão receber notificação de complemento solidário
Os beneficiários deverão começar a receber a notificação por carta a partir da próxima semana.
© iStock
Economia CSI
Mais de oito mil pessoas podem vir a receber o Complemento Solidário para Idosos (CSI) e os beneficiários deverão começar a ser notificados já na próxima semana. Casimiro Menezes, presidente da direção da Confederação Nacional de Reformados Pensionistas e Idosos (MURPI), considera a medida “positiva”, mas salienta que está na altura de “fazer uma revisão aos fatores que penalizam as reformas”.
“Sempre defendemos que o CSI deveria ser alargado e consideramos esta medida positiva (…) mas achamos que esta é a altura de fazer uma revisão dos fatores que penalizam a reforma, como o da sustentabilidade”, em declarações ao Notícias ao Minuto. De acordo com o presidente da MURPI, o fator da sustentabilidade reduz entre 30% e 40% o valor das pensões.
A informação de que o Governo vai avisar os 8.100 reformados que vão receber o complemento foi avançada esta segunda-feira pelo Dinheiro Vivo. De acordo com a notícia, a Segurança Social vai informar as pessoas que se reformaram antecipadamente a partir de 2014 sobre como podem aceder ao CSI.
O complemento é atribuído a pessoas cujo rendimento anual é inferior a 5.175,82 euros e foi alargado no Orçamento do Estado para 2018 às reformas antecipadas de baixo valor, independentemente da idade do seu beneficiário. Porém, este complemento está sujeito a prova de condição de recursos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com