Confiança dos investidores na Alemanha recua para 5,1 pontos
A confiança dos investidores na Alemanha recuou significativamente para 5,1 pontos em março, face a abril (17,8 pontos), devido à preocupação com a guerra comercial com os Estados Unidos, indicou hoje o Instituto de Investigação Económica Europeu (ZEW).
© iStock
Economia Março
A manutenção de um euro "demasiado fortalecido" em relação ao dólar norte-americano também influenciou o índice de confiança dos investidores na Alemanha no mês de março, refere ainda o instituto em comunicado.
O índice ZWE, que mede a confiança dos investidores na Alemanha, caiu 12,7 pontos percentuais em março, na comparação com o mês de fevereiro.
O número de analistas que esperavam uma deterioração das condições económicas nos próximos seis meses subiu de 7,2% para 12,9%, refere o instituto alemão.
O presidente do ZEW, Achim Wambach, explicou que "a preocupação com a guerra comercial com os Estados Unidos" e o facto de o euro estar "demasiado fortalecido podem vir a prejudicar as exportações alemãs", o que faz com que os analistas olhem para o futuro com maior cautela.
"As perspetivas, apesar de tudo, continuam a ser positivas o que tem a ver a boa saúde da economia alemã", salientou o diretor-geral do ZEW.
Já a apreciação da conjuntura atual na Alemanha caiu ligeiramente (1,6 pontos percentuais) em março, para 90,7 pontos.
A preocupação com a guerra comercial entre a Europa e os Estados Unidos pressionou também as perspetivas para a zona euro.
O índice de confiança dos investidores na área do euro, medido pelo ZEW, caiu também 12,7 pontos percentuais para 5,1 pontos, enquanto a apreciação da conjuntura atual recuou 1,5 pontos percentuais para 56,2 pontos.
No inquérito realizado pelo instituto ZEW, entre 05 e 19 de março, participaram 220 analistas e investidores institucionais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com