Crescimento económico da zona euro mantém-se em abril
O crescimento económico da zona euro manteve-se em abril nos níveis moderados do mês anterior, quando atingiu o mínimo desde janeiro de 2017, indicou hoje a Markit.
© BCE
Economia Markit
Segundo a primeira estimativa para abril, o índice PMI (Purchasing Managers' Index) composto da atividade total da zona euro da Markit manteve-se em 55,2 pontos, o mesmo valor de março, continuando acima da média de 53,8 pontos verificada nos últimos cinco anos.
O setor industrial liderou a subida, apesar da taxa de crescimento da produção ter desacelerado para o nível mínimo dos últimos 17 meses.
O crescimento da atividade total desceu intensamente desde o máximo observado no início do ano, de acordo com a redução do ritmo de crescimento da carteira de encomendas que aumentou ao ritmo mais fraco dos últimos 15 meses.
As exportações foram prejudicadas em parte e principalmente pela solidez do euro face ao dólar.
Simultaneamente, a chegada de novas encomendas no setor de serviços reduziu-se para um mínimo dos últimos oito meses, traduzindo um enfraquecimento generalizado do crescimento da procura tanto nos mercados internos como nos da exportação.
Por países, o crescimento acelerou ligeiramente em França e na Alemanha, mas em ambos não recuperou para os níveis observados em fevereiro passado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com