EDP vende parte do défice tarifário por 150 milhões
A eléctrica liderada por António Mexia comunicou esta sexta-feira ao mercado que a EDP acordou a venda de uma parcela de 150 milhões de euros relativos ao défice tarifário de 2012.
© Global Imagens
Empresas e Finanças Geral
Na sequência da estratégia de desavalancagem seguida por António Mexia ao leme da EDP, a empresa anunciou hoje a alienação de uma parcela de 150 milhões de euros e dos respectivos juros, relativos ao défice tarifário de 2012.
O défice tarifário advém do facto de as tarifas cobradas aos consumidores não reflectirem o seu preço real. Este défice transita para anos futuros de forma a evitar aumentos acentuados no imediato.
A empresa não revelou que entidade adquiriu a parcela de 150 de euros do défice tarifário.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Energias de Portugal explica que “O défice tarifário de 2012 resultou do diferimento por 5 anos da recuperação do sobrecusto de 2012 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2010 e 2011), do qual se encontravam por recuperar, no final de 2012, um montante de 973 milhões de euros.”
A EDP encerrou a sessão de hoje na bolsa de Lisboa a desvalorizar 1,91%.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com