Meteorologia

  • 27 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Caso inspirador do 'Restaurante dos Pedidos Trocados' está agora em livro

Todas as pessoas que servem neste espaço sofrem de algum tipo de demência. O livro conta-nos as suas histórias e promove uma perspetiva diferente sobre este tipo de doenças, desafiando estigmas e promovendo a aceitação e a compreensão.

Caso inspirador do 'Restaurante dos Pedidos Trocados' está agora em livro
Notícias ao Minuto

27/09/24 14:12 ‧ Há 4 Horas por Natacha Nunes Costa

Cultura Livros

Chegou às livrarias há um dia, no dia 26 de setembro, e promete ser um sucesso. O livro 'O Restaurante dos Pedidos Trocados', de Shiro Oguni, é o "exemplo real e feliz de inclusão e segundas oportunidades" e que a "vida não acaba quando se ouve um diagnóstico de Alzheimer ou demência, apenas se transforma".

 

Mas comecemos pelo início. Shiro Oguni, um realizador de documentários japonês, estava a almoçar numa cafetaria de um lar para pessoas com demência quando pediu um hambúrguer e foram-lhe servidas guiozas.

Como qualquer outra pessoa, ia mandar o prato de volta, mas percebeu que se encontrava num 'mundo' diferente, com vários graus de funcionalidade, incluindo erros que não tinham, realmente importância. Por isso decidiu aceitar o prato que lhe serviram.

A experiência foi tão tocante, que Shiro Oguni decidiu criar o seu próprio 'Restaurante dos Pedidos Trocados', para mostrar que "no fundo, estamos todos sentados à mesma mesa" e que devemos "respeitar as dificuldades vividas por estas pessoas".

Notícias ao Minuto Capa do Livro© Pergaminho  

Hoje o espaço funciona em regime pop-up em várias localidades do Japão (e de outros países), onde "37% dos pedidos podem sair errados, mas 99% dos clientes saem com um sorriso no rosto e uma maior apreciação da vida".

O livro 'O Restaurante dos Pedidos Trocados', assinado também por Shiro Oguni, chega-nos agora com as histórias destes funcionários tão especiais.

Em resumo, mostra-nos que "o mundo pode ser um sítio melhor se tivermos empatia".

Leia Também: 'A Tirar Macacos do Nariz' vira cancro pediátrico "de pernas para o ar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório