Meteorologia

  • 19 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Oitava edição de festim de leituras teatrais arranca hoje em Lisboa

A Companhia Cepa Torta começa hoje, na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, a 8.ª temporada do festim 'Esta Noite Grita-se', com a leitura interpretada da peça "Barcelona, Mapa de Sombras", de Lluïsa Cunillé.

Oitava edição de festim de leituras teatrais arranca hoje em Lisboa
Notícias ao Minuto

18/10/24 19:21 ‧ Há 8 Horas por Lusa

Cultura Lisboa

Estreada em 2004, e publicada em Portugal em 2010 na coleção 'Livrinhos de Teatro' dos Artistas Unidos, a peça valeu à autora espanhola o Prémio Cidade de Barcelona e o Prémio Max das Artes Cénicas como melhor autor teatral em castelhano.

 

Além da leitura hoje, a companhia Cepa Torta vai realizar também sessões, no sábado, na Biblioteca dos Coruchéus, no domingo, na Biblioteca de Marvila, e, no dia 24, na Biblioteca Municipal de Faro. As sessões começam todas às 21 horas, disse à Lusa Miguel Maia, da Cepa Torta.

Na sessão de hoje haverá interpretação em Língua Gestual Portuguesa, e no domingo, em Marvila, haverá uma conversa com o público.

Dirigida por Miguel Maia e Filipe Abreu, a obra tem tradução de Ângelo Ferreira e a interpretar estão Filipe Abreu, Joana Bárcia, Jorge Silva, José Pimentão, Mariana Sardinha, Rafael Barreto e Rita Lello.

Ainda no âmbito do 'Esta Noite Grita-se', a Cepa Torta promove também, no sábado e domingo, na Biblioteca de Alcântara, a iniciativa 'Esta manhã grita-se', com oficinas de leituras para jovens.

Orientada por Filipe Abreu e Miguel Maia, a Cepa Torta acrescenta tratar-se de um momento "formativo e lúdico que pretende, acima de tudo, aumentar o interesse dos jovens na leitura de textos e na sua interpretação".

O texto escolhido este ano é 'Amadália Cão-Gata', uma adaptação de Marta Xavier de 'O Cão e o Gato' de António Torrado, criado no âmbito da terceira edição do Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro, realizado pelo Teatro Meridional com coordenação de Natália Luiza e Ana Lázaro.

A oficina é dirigida a jovens com idades entre os 10 e os 18 anos e decorre entre as 10 horas e as 13 horas, sendo dividida em duas partes, que decorrem, respetivamente, no sábado e no domingo.

"Invocação do meu corpo", de Guilherme Gomes, com leituras interpretadas a realizar a 1 de novembro, na Biblioteca de Alcântara, no dia 2, na Biblioteca dos Coruchés, e, no dia 03, na Biblioteca de Marvila, constam também do programa da 8.ª edição do festim.

'Vidas íntimas', de Noël Coward, nos dias 15, 16, 17 de novembro, respetivamente, no espaço Bota, na Fábrica Braço de Prata e na Casa Comum, todos em Lisboa, e, no dia 21, na Biblioteca Municipal de Faro, é outro dos textos alvo de leituras interpretadas no 'Esta Noite Grita-se'.

Ainda em novembro, a iniciativa contempla a leitura interpretada de 'The Pillowman' de Martin Mcdonagh, a realizar dia 29 de novembro, no espaço Bota, e, no dia 30, na Fábrica Braço de Prata. Em 01 de dezembro será na Casa do Comum.

A 8.ª edição de 'Esta noite grita-se' termina com a apresentação da obra vencedora da 4.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, concurso destinado a "reforçar a voz da dramaturgia escrita no feminino num panorama em que a desigualdade de género na criação teatral ainda impera", sublinha a Cepa Torta.

A vencedora da 4.ª edição do Prémio é Luz Ribeiro, com 'Lacun', escolhida pelo júri composto por Ana Bigotte Vieira, Cucha Carvalheiro e Jorge Palinhos.

À vencedora do prémio é atribuído um montante de 750 euros e o texto será publicado em livro numa edição conjunta da Cepa Torta com a editora Douda Correria.

O lançamento da obra está marcado para 14 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, juntamente com uma leitura pública da peça, que repetirá, no mesmo local, no dia seguinte, e com uma nova leitura, no dia 19 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Faro.

Leia Também: Whoopi Goldberg maravilhada com multiculturalidade de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório