Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

"Artur Soares Dias no Euro é fundamental para a arbitragem portuguesa"

O antigo árbitro internacional Lucílio Baptista defende que a presença de Artur Soares Dias no Euro2024 de futebol é fundamental para a arbitragem portuguesa, manifestando confiança no desempenho dos representantes lusos.

"Artur Soares Dias no Euro é fundamental para a arbitragem portuguesa"
Notícias ao Minuto

08:49 - 09/06/24 por Lusa

Desporto Lucílio Baptista

fundamental para a arbitragem portuguesa, porque isto é o auge da carreira de um árbitro, chegar à fase final de um Europeu ou de um Mundial. Normalmente, poucos lá chegam. É importante por tudo o que traz, porque as referências trazem sempre novos árbitros na tentativa de também lá chegarem", disse, em declarações à agência Lusa.

Artur Soares Dias é um dos 18 árbitros designados para marcar presença no Euro2024 de futebol, repetindo a presença do Euro2020, numa competição em que vai ter como árbitros auxiliares Paulo Soares e Pedro Ribeiro.

Portugal vai ainda voltar a contar com um representante nas funções de videoárbitro (VAR), uma vez que Tiago Martins foi nomeado pela UEFA.

"Todos nós estamos satisfeitos por o Artur representar a arbitragem portuguesa. Desejo todas as felicidades ao Artur, aos assistentes, ao Tiago Martins e que tudo corra pelo melhor. Estamos convictos do valor da arbitragem portuguesa, que tem vindo em crescendo. As expectativas são muito positivas e muito altas e temos a certeza de que eles vão corresponder", defendeu.

Lucílio Baptista, de 51 anos, é um dos árbitros lusos que esteve presentes em campeonatos da Europa - tal como Pedro Proença, Vítor Pereira, Rosa Santos ou António Garrido -, representando a arbitragem lusa no Euro2004, disputado em Portugal.

"É uma competição única, a nível de organização e ambiente. O Euro tem uma aura especial. Em Portugal, foi um acontecimento único e espero em 2030 [no Mundial] sentir de novo o que foi sentido em 2004. Foi uma coisa única", afirmou.

Lucílio Baptista, que dirigiu dois jogos no Euro2004, ambos da fase de grupos, explicou que estar numa partida de uma fase final de um Campeonato da Europa é especial, tanto para árbitros como para os jogadores.

"Dirigir um jogo num Euro é uma coisa extraordinária, sentimo-nos especiais, árbitros, jogadores e tudo o que envolve. Em cada jogo que dirigi e nos que estive como quatro árbitro senti-me especial", frisou.

O antigo árbitro, atualmente com funções no Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, explicou ainda que os 'juízes' sabem que o seu percurso numa competição destas está sempre ligado ao da seleção, referindo que não existem dúvidas nos árbitros sobre o que desejam.

"As regras estão definidas e os árbitros têm este à vontade de perceber que, acima de tudo, está o país e a nossa seleção. Quando chega a altura de pensar se preferes a tua carreira ou que o país seja campeão ou fique num lugar digno, tenho a certeza que todos os colegas - isto é a mais pura das verdades - preferem o país, porque sabem a importância que tem", defendeu.

Lucílio Baptista salienta que o futebol é algo especial em Portugal, com capacidade para "unir o povo à volta da seleção" e que quando chega à altura de "somos nós ou a seleção, vamos pela seleção".

O antigo árbitro lembrou ainda o feito de Pedro Proença, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que no Euro2012 foi escolhido para dirigir a final, entre a Espanha e a Itália.

"Aquilo que o Pedro Proença fez, de um árbitro chegar à final, é extraordinário. É um acontecimento único, que não é fácil ser repetido, apesar de desejar que o Artur [Soares Dias] vá o mais longe possível", concluiu.

O Euro2024 de futebol vai disputar-se na Alemanha, entre os dias 14 de junho e 14 de julho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório