Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Portugal a 'part-time' empata na Croácia em noite que podia ser histórica

Primeira parte a bom ritmo deu lugar ao relaxamento na segunda metade. Martínez deixou Quenda à porta da história e o recorde de mais jovem de sempre a representar Portugal continua a ser de Paulo Futre.

Portugal a 'part-time' empata na Croácia em noite que podia ser histórica
Notícias ao Minuto

18/11/24 21:43 ‧ Há 5 mins por Francisco Amaral Santos

Desporto Direto

[Crónica em atualização]

 

Portugal concluiu, esta segunda-feira, a fase de grupos da Liga das Nações com um empate na visita à Croácia (1-1), numa noite em que a inspiração portuguesa apenas durou até ao intervalo. Com a passagem aos quartos de final já assegurada desde sexta-feira, tal como o primeiro lugar, a equipa das quinas foi uma... sombra. 

Em modo 'part-time' a seleção comandada por Roberto Martínez perdeu o interesse na partida nos segundos 45 minutos, ao mesmo tempo que o selecionador nacional abdicou de entrar na história, não dando qualquer minuto a Quenda, que poderia ter batido, por três dias, o recorde de Paulo Futre e tornar-se no mais jovem de sempre a representar Portugal. 

Martínez abdica da história e Quenda falha recorde de Futre

Martínez abdica da história e Quenda falha recorde de Futre

Extremo português do Sporting podia ter superado recorde que continuará a ser de Paulo Futre.

Notícias ao Minuto | 21:33 - 18/11/2024

João Félix, aos 33 minutos, desfez o nulo em Split, após um belo lance que também contou com o brilhantismo de Vitinha, mas os croatas conseguiram chegar ao empate aos 65 minutos, por intermédio de Josko Gvardiol.

A igualdade acabaria, no entanto, por garantir o segundo lugar à Croácia, que fez mais um ponto que a Escócia, seguindo também para os quartos de final da Liga das Nações.

Filme de jogo

Com várias mexidas no onze, onde se destacava a estreia de Tomás Araújo, o jogo servia apenas para Portugal cumprir calendário, mas a Croácia ainda lutava por um lugar na fase a eliminar da Liga das Nações. 

Os croatas tinham, por isso, maior pressão e mostravam pressa em conseguir chegar à baliza que ficava, de forma rara, a José Sá na noite desta segunda-feira. 

No entanto, era Portugal quem conseguia criar problemas sempre que acelerava o jogo, nomeadamente a partir do corredor esquerdo, onde Rafael Leão ia fazendo a vida complicada ao experiente Perisic. O craque português do AC Milan foi o primeiro a conseguir a obrigar Livakovic a uma defesa aperada, mas foi mesmo Félix quem abriu o marcador aos 33 minutos. 

Vitinha levantou a cabeça ainda na linha divisória do meio-campo e assistiu, de forma magistral, o avançado luso do Chelsea, que dominou de forma magnífica, antes de meter a bola por entre as pernas do guardião croata. 

A Croácia respondeu de pronto e deixou José Sá em sentido. O guardião português negou, num primeiro momento o golo a Matanovic, mas viu logo depois o poste salvá-lo no remate rasteiro de Kramaric que levava selo de golo. 

Aos 45 minutos, Rafael Leão e João Félix voltaram a deixar os croatas à beira de um ataque de nervos, após uma tabelinha, mas Leão não tirou bem as medidas à baliza e atirou, em arco, por cima da barra. 

O intervalo acabaria por chegar e Portugal justificava a curta vantagem em Split. 

Na segunda metade em Split, a seleção portuguesa baixou o ritmo e viu a Croácia ganhar novo alento. Aos 60 minutos, José Sá chocou com Tomás Araújo e o central do Benfica teve mesmo de ser substituído por Tiago Djaló, que também se estreou, e pouco depois o golo do empate chegaria. 

Já depois de ter visto um primeiro tento ser anulado, Josko Gvardiol meteu mesmo a bola no fundo da baliza e devolveu a igualdade ao marcador aos 65 minutos.

Roberto Martínez 'acordou' aos 70 minutos e dez uma dupla mexida, lançando Fábio Silva - outra estreia - e Francisco Conceição para os lugares de Rafael Leão e Otávio. 

O extremo da Juventus não perdeu tempo em mostrar serviço e na primeira ação com bola 'sacou' de um belo cruzamento que Nuno Mendes só não transformou em golo porque Livakovic encheu a baliza. 

Equipas iniciais 

ONZE DO CROÁCIA: Livakovic, Caleta-Car, Sutalo, Gvardiol, Perisic, Kovacic, Modric, Sosa, Baturina, Kramaric e Matanović

ONZE DE PORTUGAL: José Sá, Nélson Semedo, Tomás Araújo, Renato Veiga, Nuno Mendes, João Cancelo, Vitinha, João Neves, Otávio,  Rafael Leão e João Félix

Antevisão

Portugal visita, esta segunda-feira, a Croácia em jogo relativo à derradeira jornada da fase de grupos da Liga das Nações. Já com o primeiro lugar do grupo assegurado, bem como a passagem à fase a eliminar, a seleção nacional desloca-se a Split sem vários 'pesos pesados' e apenas para cumprir calendário. 

Ainda assim, a noite em solo croata promete ser histórica, uma vez que Quenda pode tornar-se no mais jovem de sempre a representar a seleção nacional A. Para tal, precisa apenas de entrar em campo, nem que seja um minuto, no Estádio Pojud, conseguindo a estreia com com 17 anos e 202 dias e batendo o recorde fixado por Paulo Futre, em 1983, que se estreou com 17 anos e 205 dias. 

Além disso, também os centrais Tomás Araújo e Tiago Djaló e o avançado Fábio Silva podem estrear-se com internacionais A já nesta segunda-feira, no encerrar da fase de grupos da Liga das Nações. 

O árbitro italiano Davide Massa vai dirigir o jogo entre Croácia e Portugal, cujo pontapé de saída está agendado as 19h45 no estádio Poljud. Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: Croácia-Portugal: Fechar a qualificação em noite de estreias

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório