Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 17º

Bolsas europeias em alta ligeira pendentes da política monetária da Fed

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta ligeira, pendentes da incerteza quanto à política monetária da Reserva Federal dos EUA (Fed).

Bolsas europeias em alta ligeira pendentes da política monetária da Fed
Notícias ao Minuto

10:17 - 30/05/24 por Lusa

Economia Bolsas europeias

Às 09h15 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a subir 0,08% para 514,89 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,06%, 0,20% e 0,03%, enquanto as de Madrid e Milão se valorizavam 0,94% e 0,49%.

Depois de abrir em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência, estando às 09h20 o principal índice, o PSI, a subir 0,45% para 6.829,14 pontos.

Os mercados estão a ser afetados pelas dúvidas sobre a política monetária da Fed.

O presidente da Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, defendeu na terça-feira que se deve "esperar e ver" como evolui a inflação ao longo de alguns meses antes de cortar as taxas de juro, tendo mesmo considerado novos aumentos se os preços subirem.

As bolsas de Tóquio e Wall Street fecharam com perdas, afetadas, neste último caso, pela perspetiva cada vez mais longínqua da data para a primeira descida das taxas de juro.

Wall Street fechou na quarta-feira no vermelho, com o mercado mais uma vez centrado na trajetória das taxas de juro nos Estados Unidos, tendo o Dow Jones perdido 1,06%, o S&P 500 caído 0,74% e o Nasdaq descido 0,58%.

Em Espanha, a atenção está centrada no aumento da inflação de maio em três décimas de ponto percentual, para 3,6%, principalmente devido ao aumento dos preços da eletricidade e à menor descida dos preços dos combustíveis.

O preço do crude Brent, referência da Europa, caía 0,25% para 83,39 dólares por barril, perante novas tensões geopolíticas e à espera da reunião da OPEP+ deste domingo.

O barril de petróleo Brent para entrega em julho abriu hoje em baixa, a cotar-se a 83,37 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 83,60 dólares na quarta-feira.

A nível cambial, o euro abriu a desvalorizar-se no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,0809 dólares, contra 1,0816 dólares na sessão anterior.

Os juros da obrigação alemã a 10 anos, considerada a mais segura da Europa, recuavam para 2,666%, contra 2,689% na quarta-feira.

Leia Também: Bolsas europeias em baixa, arrastadas por dúvidas sobre a política da Fed

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório