Meteorologia

  • 24 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 23º

Alemanha pode perder 180 mil milhões com guerra comercial EUA-Europa

Uma possível guerra comercial entre EUA e a Europa, caso Donald Trump se torne presidente, pode significar uma perda de até 180 mil milhões de euros para a economia alemã nos quatro anos de mandato, segundo um estudo hoje publicado.

Alemanha pode perder 180 mil milhões com guerra comercial EUA-Europa
Notícias ao Minuto

24/10/24 12:05 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Economia EUA

O cálculo é referido num estudo do Instituto para a Economia Alemã (IW) hoje divulgado.

 

O candidato republicano às eleições presidenciais de 05 de novembro já tinha ameaçado aumentar os direitos aduaneiros sobre as importações norte-americanas para 10% e até 20%.

A União Europeia (UE) respondeu que adotaria aumentos de tarifas equivalentes.

De acordo com uma simulação do IW, a Alemanha enfrentaria uma perda de Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 127.000 milhões de euros (a preços constantes de 2020) durante um eventual novo mandato de quatro anos de Trump, se as tarifas fossem aumentadas como proposto.

Se ambas as partes aumentassem as tarifas de importação para 20% como resultado de uma guerra comercial, isso custaria à economia alemã 180.000 milhões de euros, de modo que, no final do mandato de Trump, o PIB alemão seria 1,5% menor.

"Uma guerra comercial transatlântica é má para ambas as partes, especialmente para a indústria exportadora alemã, que já está em crise", afirma Thomas Obst, autor do estudo.

No entanto, a estratégia da UE de responder a aumentos de tarifas com aumentos de tarifas é a correta, diz o estudo.

"Na melhor das hipóteses, a ameaça de retaliação por parte da UE será suficiente para fazer com que Trump seja moderado", diz Samina Sultan, economista do IW, acrescentando que "ambos os parceiros devem ter claro que uma parceria de igual para igual reforça a sua posição face à China'.

O estudo sublinha que a UE deve negociar acordos de comércio livre, por exemplo, com a América do Sul ou na região do Indo-Pacífico, a fim de se diversificar.

Uma guerra comercial entre os EUA e a UE afetaria duramente as empresas alemãs, especialmente as dos setores automóvel e da engenharia mecânica, que são exportadores.

No primeiro semestre do ano, os Estados Unidos foram o principal parceiro comercial da Alemanha.

Leia Também: Harris está hoje com Obama e Springsteen e Trump vai ao Arizona

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório