Nippon Steel planeia concluir aquisição da US Steel até final de dezembro
A gigante siderúrgica japonesa Nippon Steel disse hoje que ainda quer concluir a compra da americana US Steel até ao final do ano, apesar da oposição do presidente norte-americano, Joe Biden, e do seu futuro sucessor, Donald Trump.
© Justin Merriman/Bloomberg via Getty Images
Economia Siderurgia
"A transação deverá estar concluída no quarto trimestre de 2024, até dezembro", indicou a empresa na apresentação dos seus resultados trimestrais.
A empresa japonesa ainda não recebeu luz verde do governo norte-americano, decisão que foi adiada após a eleição presidencial norte-americana, na terça-feira.
Joe Biden tem manifestado repetidamente a sua oposição à aquisição da US Steel pela Nippon Steel, inicialmente anunciada em dezembro de 2023.
Antes da sua vitória nas eleições presidenciais, o republicano Donald Trump, que tomará posse em janeiro, também se comprometeu a bloquear a operação, em conformidade com as suas posições protecionistas.
O seu futuro vice-presidente, J.D. Vance, liderou a oposição à tomada do poder no Senado, fazendo da produção de aço uma prioridade de segurança nacional.
No entanto, a empresa japonesa demonstra serenidade.
"A menos que as coisas mudem drasticamente, acredito que [a aquisição] estará concluída até ao final do ano", disse o vice-presidente da Nippon Steel, Takahiro Mori, aos jornalistas.
Os grupos empresariais japoneses e norte-americanos instaram a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, em meados de setembro, a não sucumbir à pressão política ao examinar a proposta de aquisição da US Steel.
O sindicato USW (United Steelworkers), por seu lado, opõe-se à aquisição por receio de rutura social, mesmo que o grupo japonês esteja empenhado em manter o emprego.
No entanto, uma comissão de arbitragem mandatada pelas duas partes concluiu no final de setembro que a aquisição da US Steel pela sua concorrente Nippon Steel cumpria as condições estabelecidas pelo sindicato no acordo de empresa em vigor, opinião que a USW contestou de imediato.
Por seu lado, a US Steel alertou que se a aquisição falhasse, seria forçada a abandonar investimentos maciços de modernização em vários locais, à custa de danos sociais.
Leia Também: Lucros da Telefónica caem 21,7% até setembro, para 989 milhões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com