Bruxelas revê em alta inflação em Portugal para 2,6% este ano
A Comissão Europeia reviu em alta a taxa de inflação em Portugal para 2,6% este ano e para 2,1% em 2025, de acordo com as previsões económicas divulgadas hoje.
© Lusa
Economia UE/Previsões
Nas previsões económicas de outono, Bruxelas prevê que "a inflação continue a diminuir durante o horizonte de previsão, em linha com as projeções para a área do euro", mas revê em alta as projeções face a maio.
Em termos médios anuais, o executivo comunitário prevê que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) em Portugal se fixe em 2,6% em 2024 (face aos anteriormente previstos 2,3%), caindo para 2,1% em 2025 (a anterior previsão era de 1,9%) e para 1,9% em 2026.
No relatório divulgado hoje, a Comissão Europeia (CE) prevê que a inflação "continue a diminuir, apesar da pressão em alta dos serviços relacionados com o turismo".
Face ao aumento esperado nos salários reais, o executivo comunitário projeta que a inflação subjacente (excluindo os preços da energia e dos alimentos não transformados, cujos preços são mais voláteis), recue a um ritmo "um pouco mais lento".
Segundo assinala, o IHPC diminuiu, em termos homólogos, de 5,3% em 2023 para 2,3% no terceiro trimestre de 2024, refletindo uma desaceleração em todos os principais componentes do índice.
Contudo, o índice relativo aos serviços manteve-se "substancialmente acima" do índice global, principalmente devido ao aumento dos preços da hotelaria e restauração.
Por sua vez, também os preços da energia foram impulsionados pelo aumento das tarifas de acesso à rede no setor elétrico durante o primeiro semestre de 2024, embora estas tenham recuado novamente no terceiro trimestre.
Já os produtos industriais não energéticos e os produtos alimentares não transformados "contribuíram consistentemente para a desaceleração da inflação", enquanto os preços dos alimentos processados subiram acima do índice global no terceiro trimestre de 2024.
Leia Também: Comissão Europeia só prevê inflação abaixo dos 2% na zona euro em 2026
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com