Sim, o ar condicionado pode deixá-lo doente. Eis o que deve saber
Especialistas falam sobre as consequências de não limpar com frequência um ar condicionado.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Está com dores de cabeça, tosse, tonturas ou fadiga? É possível que estes sintomas incómodos estejam relacionados com um aparelho muito usado em casa e na maioria dos locais de trabalho: o ar condicionado.
É muito útil, mas, infelizmente, se as unidades de ar condicionado não forem instaladas, mantidas ou limpas corretamente, são capazes de acumular muito bolor e sujidade, causando complicações de saúde a quem respira o ar, alerta Tony Abate, um especialista em qualidade do ar, citado no DailyMail.
Leia Também: Coisas simples que pode fazer todas as manhãs para evitar o bolor
Já Shu Saito, o fundador e diretor executivo da All Filters, avisa que os esporos do bolor, assim como outros contaminantes que podem estar acumulados no sistema, como bactérias e ácaros, são capazes de "causar problemas que vão desde uma pequena obstrução nasal e espirros a doenças mais graves como bronquite, tosse crónica ou mesmo infeções sinusais em pessoas com o sistema imunitário comprometido".
Existem múltiplos tipos de bolor que podem ser encontrados num ar condicionado, incluindo o alternaria (verde ou castanho com uma textura aveludada), assim como o chaetomium (que tem aspeto de algodão e um odor forte).
Stachybotrys chartarum, mais conhecido como bolor negro, entra nesta lista e, em pessoas com sistemas imunitários mais fracos, causa problemas como "micose, uma infeção fúngica em todo o corpo que provoca fadiga, dores musculares, dores no peito, perda de peso e sintomas semelhantes aos da asma".
Já a lista de sinais de que tem bolor no ar condicionado inclui um odor a mofo ou o aparecimento de manchas pretas nas paredes que rodeia o aparelho. Esteja atento!
Leia Também: Humidade no WC? Esta mistura com três ingredientes ajuda a eliminá-la
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com