Blinken visita Moldova para expressar apoio à integração na UE
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, vai visitar na próxima semana a Moldova, para expressar apoio à entrada deste país na União Europeia (UE) e à dissuasão da influência russa, informou hoje a diplomacia de Washington.
© Getty Images
Mundo Antony Blinken
Após a sua presença em Chisinau, onde tem previsto encontros com a Presidente moldava, Maia Sandu, e com outras autoridades, Blinken seguirá para a República Checa e participará numa reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, segundo um comunicado do Departamento de Estado sobre esta deslocação à Europa entre 28 e 31 de maio.
A viagem visa "reafirmar o apoio dos Estados Unidos ao processo de adesão da Moldova à UE e à sua segurança energética", indicou o comunicado.
Fontes norte-americanas transmitiram à imprensa preocupação com a influência russa na região separatista da Transnístria e anunciaram que Blinken apresentará "um pacote robusto de apoio à independência energética da Moldova e à democracia moldava face às ameaças da Rússia".
Os líderes da UE concordaram em 2023 iniciar negociações de adesão com a Ucrânia e a Moldova, mas os 27 ainda estão a negociar as regras que vão enquadrar as conversações.
Blinken visitará também Praga, onde se reunirá com o ministro dos Negócios Estrangeiros checo, Jan Lipavský, para discutir o apoio à Ucrânia contra a invasão russa e a cooperação em questões de defesa e energia.
Na capital da República Checa, participará ainda numa reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, que servirá de preparação para a cimeira de líderes da Aliança Atlântica em julho, em Washington.
Leia Também: EUA estudam medidas contra 'lei russa' na Geórgia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com