Meteorologia

  • 24 SEPTEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 24º

Homem dispara contra embaixada dos EUA no Líbano. Atirador ficou ferido

O atacante é de origem síria e sofreu ferimentos no estômago numa troca de tiros com o exército libanês.

Homem dispara contra embaixada dos EUA no Líbano. Atirador ficou ferido
Notícias ao Minuto

08:33 - 05/06/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Um homem armado disparou, esta quarta-feira, contra a embaixada dos EUA em Beirute, no Líbano. O atirador ficou ferido, numa troca de tiros com o exército libanês, e foi transportado para um hospital para receber tratamento médico. 

O atacante é de origem síria e sofreu ferimentos no estômago. Segundo a Reuters, um membro da equipa de segurança da embaixada ficou ferido no ataque. 

O tiroteio ocorreu "nas proximidades da entrada" do edifício e as instalações e a equipa da embaixada estão "seguras", segundo informou a própria embaixada na rede social X (antigo Twitter). "Estamos em contato próximo com as autoridades do país anfitrião", informou ainda. 

O Exército libanês reforçou a segurança ao enviar tropas para as áreas circundantes da embaixada.

Em 1983, um ataque bombista contra a embaixada dos Estados Unidos em Beirute matou 63 pessoas. As autoridades norte-americanas atribuem a autoria do atentado de 1983 ao grupo armado libanês Hezbollah (Partido de Deus) e, na sequência do ataque, a embaixada foi transferida do centro de Beirute para o bairro cristão de Aukar, a norte da capital.

Um outro atentado bombista atingiu o edifício da embaixada - em Aukar, no dia 20 de setembro de 1984.

Em setembro de 2023, as forças de segurança libanesas detiveram um cidadão libanês que disparou uma arma de fogo junto à Embaixada dos Estados Unidos, sem causar vítimas. 

Leia Também: Câmara dos Representantes dos EUA aprova proposta para sanções ao TPI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório