ACNUR insta eleitores a "não se deixarem levar" por sentimento anti-migrantes
O Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, instou hoje os cidadãos da União Europeia (UE) a "não se deixarem levar pelo crescente sentimento anti-refugiados e anti-migrantes" quando votarem nas eleições europeias, que decorrem até domingo.
© Getty Images
Mundo Europeias
Numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), Grandi defendeu que a xenofobia deve ser combatida tanto nas comunidades locais como "nos boletins de voto".
"Não podemos permitir que o poder do povo seja usado contra o povo", sustentou o responsável da agência especializada das Nações Unidas na mensagem, não fazendo alusão a qualquer opção política específica.
As sondagens preveem uma ascensão da extrema-direita nestas eleições, que se realizam apenas alguns meses depois de a UE ter concluído um histórico Pacto sobre Migração e Asilo.
Os partidos e movimentos conservadores exigem agora a imposição de mais restrições à imigração e propõem a generalização de acordos com países terceiros para a transferência de requerentes de asilo, como fez a Itália da primeira-ministra de extrema-direita, Giorgia Meloni, com a Albânia.
Cerca de 361 milhões de eleitores são chamados a escolher os 720 deputados do Parlamento Europeu, nas eleições em curso desde quinta-feira e até domingo nos 27 Estados-membros da UE. Portugal elegerá 21 eurodeputados no domingo.
Leia Também: "Disse-vos que ficassem em casa muitos dias, agora apelo: vão votar"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com