Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Confrontos na Argentina durante debate no Senado sobre reforma do Estado

Violentos confrontos entre as forças policiais e manifestantes ocorreram hoje em Buenos Aires, quando o Senado debate um projeto de Lei de Bases para reformar o Estado, observou hoje a agência AFP no local.

Confrontos na Argentina durante debate no Senado sobre reforma do Estado
Notícias ao Minuto

00:24 - 13/06/24 por Lusa

Mundo Argentina

A violência começou quando os manifestantes tentaram ultrapassar as barreiras de segurança montado à volta da Câmara dos Deputados, onde o projeto de lei conhecida por "omnibus", ou seja, um projeto de Lei e Bases que prevê ousados planos de reforma do Estado pretendidas pelo presidente da Argentina, Javier Milei, regressará à Câmara dos Deputados no caso dos senadores a aprovarem.

Sete pessoas, incluindo cinco deputados, foram hospitalizadas, devido ao gás lacrimogéneo, segundo indicou o Ministério da Saúde em comunicado.

Durante os confrontos, diversos carros foram incendiados e a polícia ripostou com balas de borracha e jatos de água para dispersar os manifestantes.

De acordo com a AFP, pelo menos sete manifestantes foram detidos, mas contactada a polícia esta não deu qualquer informação sobre o número de feridos ou de detidos.

Desde a manhã hoje que os senadores debatem a nova versão da lei emblemática do governo do presidente Javier Milei, a qual foi rejeitada na sua versão original de 600 artigos e adotada com grandes alterações em 238 artigos pela Câmara dos Deputados em abril deste ano.

Leia Também: Milei pede aprovação da Lei de Bases para recuperação económica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório