Meteorologia

  • 06 OCTOBER 2024
Tempo
23º
MIN 19º MÁX 23º

Agressão sexual denunciada em Pamplona, nas festas de San Fermín

O presidente da Câmara Municipal de Pamplona, Joseba Asiron, explicou aos meios de comunicação social que se trata de um "cenário 2".

Agressão sexual denunciada em Pamplona, nas festas de San Fermín
Notícias ao Minuto

14:55 - 07/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Uma agressão sexual registada na zona de Casco Viejo, no município espanhol de Pamplona, levou à ativação do 'Protocolo de resposta cidadã e institucional às agressões sexistas em Sanfermines' e à aprovação, pelo Conselho de Porta-Vozes da Câmara Municipal, de uma declaração institucional de repúdio.

Segundo o El Mundo, há 58 detidos, quatro deles por toques com conotação sexual, como, por exemplo, apalpões. 

O presidente da Câmara Municipal de Pamplona, Joseba Asiron, explicou aos meios de comunicação social que se trata de um "cenário 2". De acordo com o protocolo anteriormente referido, este cenário inclui agressões físicas de natureza sexual-genital, independentemente de estes atos incluírem ou não penetração.

O cenário 1 refere-se a agressões sexistas, considerando como tal todos os comportamentos de natureza intimidatória que ameaçam a integridade pessoal e a liberdade de uma mulher: insultos, ameaças, toques, ações destinadas a intimidar, assustar ou coagir, ou controlar.

O Movimento Feminista fala de uma "agressão de alta intensidade" e convocou uma manifestação de condenação para este domingo, às 21h30, na Plaza del Castillo.
 
A cidade, note-se, dispõe de um sistema de recursos para o acompanhamento e a ajuda às vítimas e, além disso, na Plaza del Castillo existe um ponto de informação sobre a campanha 'Pamplona livre de agressões sexistas' como recurso de sensibilização, prevenção e ação contra as agressões e como ponto de referência para a escuta ativa e para o registo de incidentes.  

Leia Também: Avô condenado a 2 anos de prisão por abusos ocorridos há uma década

Recomendados para si

;
Campo obrigatório