Cabo Verde acolhe Campos da Matemática Gulbenkian que envolvem 70 alunos
Um total de 70 alunos e 30 professores do ensino secundário de Cabo Verde vão participar na quarta edição dos Campos da Matemática Gulbenkian, a decorrer no arquipélago, a partir da próxima semana, foi hoje anunciado.
© iStock
Mundo Matemática
A iniciativa é destinada aos melhores alunos de todas as ilhas que concluem o 10.º ano com uma média superior a 16 valores e serve para os motivar a seguirem formação superior nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
As atividades vão decorrer de 22 a 26 de julho na cidade da Praia (ilha de Santiago) e no Mindelo (ilha de São Vicente) entre 29 de julho e 2 de agosto.
Os Campos de Matemática são uma iniciativa criada em 2021 a partir de uma ideia da Fundação Gulbenkian, que a apoia financeiramente, e que é executada pela Universidade de Cabo Verde.
As três primeiras edições juntaram 110 alunos e 61 professores.
A ação insere-se numa estratégia da Fundação Calouste Gulbenkian para melhorar o ensino da matemática nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
A estratégia inclui também um programa de acompanhamento por tutores designado 'Vocações para a Matemática', destinado a estudantes universitários e o aumento da oferta de cursos pós-graduados em Cabo Verde.
Leia Também: Médias melhoraram a Matemática e pioraram a Português e Biologia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com